O telhado shingle, muito comum nos EUA e Canadá há mais de 100 anos, é conhecido pela sua característica “faça você mesmo”, algo tradicional naqueles países e que é comum por dispensar mão-de-obra muito especializada. Por este motivo, ele não tem grandes segredos ou dificuldades e suas vantagens podem ser mais bem aproveitadas mesmo num telhado simples. Veja algumas dicas que devem ser observadas antes da montagem para o melhor aproveitamento das vantagens do shingle:
- Estrutura do telhado: Uma das vantagens de se utilizar um telhado shingle é a economia que pode ser gerada no madeiramento da estrutura. Por isso, quanto antes você definir o uso do telhado shingle, melhor para que a escolha do madeiramento esteja de acordo com esta economia. Recomenda-se o uso de caibros de 2,5cm x 10cm. O espaçamento entre os caibros, de modo que otimize o uso das chapas OSB, também podem gerar economia no madeiramento.
- Inclinação: Como o shingle permite uma inclinação bastante alta, (de 18% até revestimento em paredes) isso pode ser utilizado para o melhor aproveitamento da parte interna, onde pode-se utilizar para um mezanino, bibliotecas ou áreas de lazer.
- Ventilação do telhado: É importante observar sempre o sistema de ventilação do telhado, o que o deixará mais durável e proporcionar mais conforto térmico no interior da casa. A ventilação é normalmente feita a partir da cumeeira, por onde deve entrar o ar e sair abaixo, no beiral, onde se deve deixar um espaço de entrada de ar proporcional ao tamanho do telhado.


Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.