3 dicas sobre inclinação do seu telhado


5 de janeiro de 2016
Telhas, Telhas Shingle

 

Detail-Hip-Capping-Supreme-1024x768Verifique a inclinação mínima para cada tipo de telha

 

Quando se pretende executar um telhado cujo projeto prevê um telhado com baixo ângulo de inclinação deve-se ter um especial cuidado na escolha do sistema de cobertura. A grande maioria das telhas especialmente aquelas em cerâmica ou concreto exigem um ângulo mínimo de 30% de inclinação. Outras telhas porém, podem exigir maior ou menor grau de inclinação. Desta forma, qualquer que seja a inclinação prevista em seu projeto torna-se muito importante verificar previamente a especificação sobre inclinação indicada pelo fabricante da telha.

Esta inclinação mínima faz parte da especificação do produto uma vez que a telha foi projetada para garantir a impermeabilidade apenas a partir deste grau de inclinação.Se utilizada em telhado com menor inclinação haverá grande probabilidade de ocorrer problemas como goteiras.

41-1440175666Entenda e confira a inclinação do seu projeto

 

É importante verificar corretamente a inclinação que seu projeto de telhado prevê. A grande maioria dos fabricantes e institutos de certificação identifica a a exigência de inclinação mínima do telhado em percentual, ao invés de ângulo.

O cálculo da inclinação por grau é bastante simples. Basta verificar o aumento da altura no pano do telhado ao longo de um metro. Por exemplo: Se em 1 metro de telhado (considerando a medida no plano horizontal (forro/laje) seu telhado terá uma subida de 30 centímetros isso significa 30% de inclinação. Se a subida é de 15 centímetros seu telhado tem apenas 15% de inclinação.seu telhado. Neste último caso por exemplo, certamente você necessitaria uma atenção especial na escolha das telhas ou no projeto de seu telhado uma vez existem menos opções de telhas que suportam um percentual de inclinação abaixo de 35 ou 30%.

 

shingle 2Considere aumentar a inclinação do telhado

 

Muitas vezes para usufruir das inúmeras vantagens de sistemas de telhado específico pode ser necessário e vantajoso aumentar a inclinação da cobertura. No caso da telha shingle, que possui tantas vantagens de isolamento térmico, segurança e praticidade, além da grande economia de energia e estrutura, é possível otimizar ainda mais essas vantagens aumentando a inclinação para uma superior à mínima exigida, que no caso do shingle é de 18%.

 


Dúvidas?

Deixe sua pergunta ou comentário!


Deixe uma resposta