Aprenda a montar telhado shingle em 2 minutos

imagem video montagem shingle casa da telha

Ver o vídeo não te dá um certificado mas você vai se sentir praticamente um Especialista em Telhado Shingle!

O vídeo abaixo feito em animação 3D apresenta em detalhes todas as etapas da montagem do telhado.

Com este vídeo fica fácil entender como a montagem de um telhado shingle é simples.

Com mais de 20 anos vendendo e entregando shingle em todo o Brasil, temos experiência comprovada e podemos afirmar: assistindo este video, acompanhando manuais e tirando dúvidas com nossa equipe, seu telhado shingle se torna realidade.

1º Passo – estrutura do telhado

A estrutura pode ser mais simples do que em um telhado tradicional. No caso do vídeo foi mostrado uma estrutura tipo cavaletes. É uma estrutura que suporta tranquilamente o peso da telha shingle e há boa economia de madeiramento estrutural.

2º Passo – afixação de compensados

Esta etapa faz a base da telha. Importante, como destaca o vídeo, que haja 2 a 3 mm de espaçamento entre as chapas de compensado, já que pode haver dilatação com as diferentes temperaturas.

Quando existe uma cumeeira, é importantíssimo deixar um espaço de 4 cm para ventilação do telhado no encontro dos planos. Ao término com uso de peças de ventilação de cumeeira o sistema de ventilação de telhado se conclui. Isso garante o conforto térmico do telhado pela troca de ar. Elementos extras podem ser necessários como no exemplo da animação, que usa uma algerozes para chaminé.

3º Passo – colocação de perfil de borda

Os perfis de borda ou perfil de acabamento de beiral são peças de PVC que são fundamentais para proteção do compensado ao longo do tempo pois os protegem contra a umidade.

4º Passo  – Sub cobertura (feltro asfáltico – felt paper)

O feltro de sub cobertura tem colocação de forma específica para casos de águas furtadas (também chamado de rincão). Na área geral do telhado é colocado de forma muito simples, de baixo para cima. Usa-se transpasse de 10 cm para telhados com inclinação de acima de 34% e transpasse de 45cm nos casos de telhados com inclinação baixa, entre  20 e 34%.

5º Passo – fixação das telhas

Primeira fileira – É necessário montar a primeira fileira de telhas com a parte de sobreposição. Em resumo, a telha é cortada ou desdentada. Assim, a telha seguinte é colocada por sobre esta primeira linha de telhas aumentando a capacidade adesiva e resistência no beiral.

Demais telhas – As demais fileiras seguem a sobreposição de forma normal.

6º Passo – colocação de cumeeiras

Por fim, são colocadas as peças de ventilação de cumeeira. Estas devem ser coladas por sobre a telha utilizando cola asfáltica. Não use pregos. O uso de pregos pode facilmente rachar as peças de cumeeiras, que são plásticas.
Sobre as peças de ventilação de cumeeira são colocadas as telhas shingle com o devido corte como mostra o vídeo. Também são utilizadas a cola asfáltica para fixar as telhas sobre as ventilações de cumeeira. Não use pregos nem grampos nesta fase sob o risco de danificar os materiais.

Gostou do vídeo? Se está construindo, reformando ou projetando entre em contato conosco !

Uma das formas mais fáceis de contato hoje é o WhatsApp – Clique aqui e entre em contato agora !

Nossa loja vende telhas shingle há mais de 20 anos e entrega em todo o Brasil.

Vendemos todas as marcas de shingle disponíveis no país e temos vendedores técnicos para dar suporte e tirar todo tipo de dúvida de montagem.

E se você quer saber mais detalhes sobre a montagem de telhas shingle, acesse a página dos manuais de montagem de cada fabricante clicando aqui.

 

Deixe um comentário