Construtora adota conceito sustentável e telhas ecológicas em obras de alto padrão


27 de junho de 2016
Produtos Ecológicos

Construtora adota conceito sustentável e telhas ecológicas em obras de alto padrão

Jurerê Internacional, em Florianópolis, é conhecida já em todo mundo pela sua beleza e residências de alto padrão. O local em que muitas pessoas famosas escolhem todos os anos para passar suas férias tornou-se também sinônimo de arquitetura e beleza. O arquiteto Henrique Maldonado Pereira, da Maldonado Pereira Construções, é cliente da Casa da Telha e utiliza as telhas ecológicas recicladas há alguns anos em suas obras de alto padrão em Jurerê Internacional. A Maldonado Pereira Construções é responsável por administração de obras e obras de investimento no balneário, onde atua há mais de 10 anos.

As telhas ecológicas produzidas a partir de resíduos de tubos de pasta de dentes têm se tornado a melhor opção para implementação do conceito de construção sustentável e ecologicamente correta. Com 75% de plástico e 25% de alumínio na sua composição, a telha ecológica feita em material reciclado tem grande resistência mecânica, podendo suportar cerca de 125 kg por metro quadrado. Devido o alumínio, tem também função térmica com redução de 30%.

Das últimas 17 casas construídas em Jurerê pela Maldonado Pereira Construções, 14 delas levaram a telha ecológica da Casa da Telha. São casas que se inserem em um conceito de construção sustentável e, segundo Henrique, a escolha deste tipo de telha foi fundamental para alcançar o alto padrão de eficiência e sustentabilidade do conceito de construção utilizado por sua empresa. De acordo com Henrique, “as telhas ecológicas fazem muito bem o papel delas. Sem as telhas ecológicas não serial possível empregar todo o conceito de construção sustentável que a Maldonado Pereira Construções propõe.”

Conceito de construção sustentável empregado

A construtora utiliza diversos elementos para sustentabilidade da construção tais como sistema de aproveitamento de água e sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica, entre outros. O uso de materiais recicláveis somados aos sistemas de reaproveitamento de recursos dá um grande diferencial e reduz impactos ambientais.

Geração própria de energia elétrica

O sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica confere às casas um selo de Geração Própria de Energia Elétrica fornecido pela da Celesc (Companhia de Eletricidade de Santa Catarina).

O funcionamento é simples e inteligente. A energia do sol é captada e utilizada na rede elétrica da casa. Quando o consumo de energia é menor que a captação e geração de energia do sistema, o relógio de energia retrocede, gerando crédito na conta de luz.

Sistema de reaproveitamento de água

Segundo análise e teste da própria Maldonado Pereira Construções, um ar condicionado de 12 mil BTUs gera, ao longo de 12 horas, cerca de 20 litros de água, o que normalmente é descartado. Ao verificar esta realidade a construtora passou a utilizar o sistema de captação e reutilização em suas construções. O sistema capta a água do telhado e também das maquinas de ar condicionado para ser armazenado em uma cisterna que reverte para regar o jardim.

Henrique Maldonado salienta as vantagens que o levaram a utilizar a telha ecológica ao longo dos últimos anos: “Faz muito bem o papel dela, é reciclável e ecologicamente correta. Isso faz a diferença”, ressalta. Sem a perfeita impermeabilidade das telhas o sistema de reaproveitamento da água da chuva também ficaria prejudicado.

Acompanhe os projetos sustentáveis

O trabalho da Maldonado Pereira Construções está disponível em sua página do Instagram, onde podem ser conferidas todas as etapas das construções e seus empreendimentos, por meio de foto e vídeos. É uma espécie de documentário em vídeo e fotos disponível no Instagram.

Fotos das residências construídas pela construtora e citadas na matéria estão nas imagens abaixo. Algumas delas são de projetos de administração de obra para terceiros, outras de investimento da construtora e que estão à venda, como é o caso da mansão que fica na Travessa dos Tamoatas Amoraeville – Jurere Internacional.

Link para a página do Instagram


Dúvidas?

Deixe sua pergunta ou comentário!


Deixe uma resposta