Proteção e impermeabilização do telhado


19 de novembro de 2015
Telhas Shingle

Uma das muitas vantagens que o sistema shingle tem demonstrado é a sua resistência à umidade. Composta de fibra de vidro com betume asfáltico, além de grânulos cerâmicos, a telha não absorve água. A espessura do material é um dos fatores que garante essa proteção.
Fábricas como a Owens Corning, uma das mais populares nos Estados Unidos, oferecem até 1 kg de asfalto por metro quadrado, o que faz do telhado uma capa impermeável de proteção da cobertura, além do tratamento anti-fungo.
Por este e outros motivos, a telha shingle no mundo todo oferece garantia de 25 a 30 anos, não requer manutenção e sua duração pode ultrapassar a 80 anos.
A telha shingle é composta de três camadas:
  • shingle21.Base de reforço: As telhas asfálticas começam com um feltro orgânico saturado de asfalto ou uma esteira de fibra de vidro. Este reforço é a base estrutural da telha, para que as outras matérias-primas e de asfalto (grânulos) sejam aplicados. Para a maior proteção, o reforço deve ser resistente para ser aplicado sobre materiais estáveis como painéis OSB.
  • 2.Asfalto: Durante a fabricação da telha, o reforço é revestido com asfalto para fornecer uma camada impermeável, que protege o reforço (1). A espessura desta camada de asfalto é determinada pela quantidade de grânulos que será aplicada depois. Este é um dos fatores que determina a expectativa de vida de seu telhado.
  • 3.Grânulos: Uma camada de grânulos cerâmicos é pressionada para dentro da superfície do asfalto. Os grânulos tem a função de proteger a camada de asfalto a partir da radiação ultravioleta do sol. Quanto maior a camada de grânulos maior a proteção oferecida a seu telhado.

Dúvidas?

Deixe sua pergunta ou comentário!


Deixe uma resposta