Shingle: economia no madeiramento do telhado


11 de novembro de 2015
Madeiras, Telhas Shingle

DSC_5067Troca de telhado realizada em Florianópolis – Santa Catarina substituiu antigo telhado de cerâmica por telhas shingle com um estilo arquitetôniconeo-clássico proporcionando considerável redução na estrutura de madeira.

Valendo-se do fato que as telhas shingle serem até 70% mais leves do que telhas de cerâmica ou telhas de concreto a redução estimada foi de 3 metros cúbicos de madeira.

Por se tratar de uma reforma em uma construção com mais de 10 anos o uso das telhas shingle foi fundamental para garantir a troca do telhado.

Financeiramente, a redução das madeiras também trouxe uma importante economia. Por serem telhas mais leves a estrutura do telhado não precisa ser tão resistente.  Com 70% menos peso a estrutura de madeira do telhado (o madeiramento) não exigiu a mesma espessura de caibros, tesouras etc. Diminui-se a quantidade e a espessura da madeira em praticamente todos os elementos estruturais baixando tanto o peso quanto o custo financeiro da obra ou reforma.

São toneladas a menos sobre a estrutura do telhado e de toda construção. Outra característica deste estilo de telhado baseado na arquitetura neo-clássica é o espaço útil que é gerado abaixo do telhado. O espaço que em telhados convencionais de cerâmica ou concreto é utilizado para estrutura de tesouras com madeira de grande espessura passou a ficar livre para uso de mais um cômodo na casa. O uso de madeira de boa qualidade e com pouca espessura economiza e garante o reforço necessário

Além de tudo isso, o sistema oferece sua típica beleza e praticidade na colocação.

Alguns dados técnicos da estrutura utilizada neste projeto:

  • Caibros e pernas de serra, todos com 2,5×10 cm
  • Espaçamento entre os caibros: de 50 a 60cm

Veja na imagem abaixo o esquema didático que explica o funcionamento do sistema shingle:

 

monta0

 

A montagem do telhado é simples, como a imagem acima mostra e os profissionais sempre podem utilizar como material de apoio o manual de montagem que é fornecido junto com as telhas e ainda ligar para Casa da Telha e tirar qualquer dúvida.

 


Dúvidas?

Deixe sua pergunta ou comentário!


Deixe uma resposta