Sustentabilidade na construção


19 de junho de 2009
Telhas

maoAté o dia 14 de julho, a Casa Cor de São Paulo deste ano traz exposições de ambientes e opções de vanguarda para a construção e decoração. Sob o tema Sustentabilidade, o evento traz este ano uma novidade: veículos não poluentes que facilitarão a visitação dos mais de 44 mil metros quadrados de área ocupada pela mostra.

A Casa Cor incentivará seus profissionais a criarem espaços que unam as últimas tendências do morar contemporâneo, com diversas formas de contribuir com o meio ambiente. Esta é uma das muitas iniciativas no sentido de popularizar a construção sustentável e desmistificá-la no cenário da arquitetura produzida no Brasil. Em muitos aspectos, a arquitetura nacional está na frente, mas no quesito sustentabilidade, há muitos outros países que superam no comprometimento com o meio ambiente.

Um dos mais comuns mitos difundidos a respeito é de que a construção sustentável custa mais caro do que a construção convencional. Segundo Antônio Setin, presidente da construtora Setin, “a construção sustentável não custa mais caro, desde que integrada na etapa de concepção do edifício, ou seja, desde a fase de projeto.” O estudo britânico Costing sustainability, How much does it cost to achieve BREEAM and EcoHomes ratings, de 2004, concluiu que em alguns casos a adoção de estratégias avançadas de sustentabilidade podem inclusive reduzir custos.

Mas a adoção de materiais reciclaveis e ambientalmente mais seguros, mesmo em reformas de residências construídas sob antigos padrões, pode dinamizar e trazer grandes economias ao projeto.

A telha ecológica é um bom exemplo de sustentabilidade e economia. Produzida a partir de tubos de pasta de dente e garrafas pet, traz considerável economia para o madeiramento do telhado justamente por ser mais leve e reduzir ao mesmo tempo os danos ao meio ambiente ao necessitar de menos madeira. Além disso, este produto serve como isolante acústico e térmico, em uma redução de até 30% da temperatura ambiente.

Os materiais reciclaveis, como a telha ecológica, possuem maior durabilidade. Além da economia, a construção sustentável traz valor ao imóvel. Segundo especialistas de empresas construtoras, os imóveis sustentáveis terão maior valor de venda e reventa em poucos anos.

diluna_01


Onde encontrar:
A telha ecológica é vendida em Florianópolis pela Casa da Telha.
Informações sobre a Casa Cor em: www.casacor.com.br.


Dúvidas?

Deixe sua pergunta ou comentário!


Comentário(s) fechado.