Gerando economia com isolamento térmico



Em épocas de verões ou inverno com temperaturas mais extremas e os aumentos nas tarifas de energia elétrica passa a ser um importante avaliar as soluções em isolamento térmico para as edificações.

O ditado do “barato sai caro” tem se tornado cada vez mais presente quando o assunto é eficiência energética e climatização de ambientes.

Por isso trazemos neste artigo alguns detalhes e analises de diferentes materiais de construção que possuem potencial de isolamento térmico.

foto da manta térmica foil aluminizada casa da telhaIsolamento térmico pode ser um grandes aliados para economia de energia elétrica

As mantas térmicas ou os telhados térmicos podem ser grandes aliados para economizar energia elétrica além de proporcionar conforto térmico durante todas as estações do ano.

O princípio é sempre o mesmo: se uma edificação absorver o calor e o frio do ambiente externo com muita facilidade não haverá tanto conforto térmico e um ar condicionado ou aquecedor terá que trabalhar por mais tempo e com mais potência para produzir o conforto térmico desejado no ambiente.

Isolamento térmico por meio de telhas térmicas ou termicamente eficientes

Cada tipo de telhado tem um maior ou menor potencial de absorção ou refração de calor. Na escolha do tipo de telha é importante levar em consideração estas características e avaliar o conjunto do sistema de cobertura utilizado.

Como seria impossível esgotar o assunto em um artigo escolhemos alguns tipos de telhas para descrever.

Telhas térmicas com poliuretano

As telhas térmicas foram projetadas para melhorar a eficiência térmica dos ambientes e otimizar os controladores de temperatura como ar condicionado ou aquecedores.Em uma casa com vários cômodos contendo ar condicionado em um épocas de calor o ar condicionado passa a trabalhar em carga máxima durante horas. Se a edificação conta com telhas térmicas que reduzem até 95% do calor incidente sobre o telhado a economia mensal na conta de luz pode ser muito significativa. Em muitos casos a economia de energia elétrica pode chegar ao ponto de retornar em pouco tempo o investimento adicional tido na construção por conta do uso de telhas térmicas ao invés de um telhado que não contribuiria para a redução da conta de luz.

telha eco-promo1Telhas ecológicas a base de alumínio

As telhas ecológicas a base de alumínio também possuem um potencial de redução térmica. O alumínio reflete a radiação solar. As telhas ecológicas feitas do material utilizado na produção de tubos de pasta de dentes de alumínio além de ser ecológica no seu processo produtivo também são ecológicas ao economizar energia elétrica e substituírem uso de telhas de cimento-amianto por exemplo, que além de produzir impacto ambiental no seu processo produtivo oferecem risco à saúde de trabalhadores e dos habitantes da edificação. A telha ecológica tem a mesma ondulação de uma cimento-amianto tradicional de 6mm e seu custo não aumenta muito significativamente. Além disso, são mais leves e não quebram. Sim, elas não quebram nem com carro passando por cima (peça a foto se desejar).

 

cumeeira-promo1Telhas shingle e sua eficiência térmica

Neste tipo de telhado há um processo de ventilação por todo o telhado. Naturalmente o ar quente tende a subir assim são deixadas frestras nos beirais ou produzidas entradas de ar próprias. O ar sobe e sai pelas ventilações da cumeeira (foto ao lado). Com a troca de ar eficiente pelo telhado se obtém conforto térmico, fazendo uma camada de isolamento entre edificação e ambiente externo.

Não é atoa que chamam os telhados com telhas shingle de Sistema de Cobertura.
Além do sistema de ventilação a manta térmica aluminizada também pode ser utilizado como mais um isolamento térmico. Dois fatores de isolamento térmico neste tipo de telhado melhora sobremaneira a eficiência e o conforto térmico.

 

 

 

 

Inovações em isolamento térmico podem otimizar recursos

Isolamento térmico e geração de economia de energia são temas amplos como falamos no início. Existem muitos cases de sucesso na economia de energia elétrica que se valem de isolamento térmico para otimizar recursos. Há casos por exemplo, de hoteis que utilizam telha térmicas ou mantas térmicas aluminizadas tipo foil para cobertura de áreas com piscina térmica. Um hotel algum tempo atrás comprou manta térmica na Casa da Telha para cobrir a piscina térmica durante a noite para reduzir a perda de calor da água e diminuir o esforço dos aquecedores no dia seguinte. A economia gerada, segundo o empresário, chegou à mil reais por mês no inverno.

Achou interessante este artigo? Se você tiver alguma dúvida ou experiência com situações de isolamento térmico comente ou envie um e-mail para nos.


Dúvidas?

Deixe sua pergunta ou comentário!


Deixe uma resposta