Qual a origem das telhas shingle?

H.mReynoldShingleCo.N.d.C.1920. 0001

Para nós no Brasil parece algo novo, muito recente, mas qual a origem das telhas shingle?

A telha shingle asfáltica é muito antiga nos Estados Unidos (EUA) e na Europa.

Há décadas que ela é produzida deste mesmo modo, em betume (material asfáltico) e com grânulos de basalto por cima.

A tecnologia evoluiu ao longo de décadas e foi testada no tempo e por laboratórios e especialistas que acompanharam e colaboraram na evolução do produto.

A título de curiosidade, vale a pena fazer uma viagem na história das shingle.

Antes da forma asfáltica com grânulos de basalto, a telha shingle foi por bastante tempo feita com madeira. Isso fazem séculos, embora algumas empresas no exterior ainda fabriquem shingle em madeira, para fins de construção rústica e temáticas.

A telha shingle evoluiu para material asfáltico há mais de 100 anos. Em 1901, as primeiras telhas shingle em material asfáltico foram desenvolvidas nos EUA.

Entre 1911 e 1939, mais de 11 milhões de pessoas já usavam as shingle asfálticas, produzidas de modo bem similar ao que temos hoje.

H.mReynoldShingleCo.N.d.C.1920. 0001

Isso é um produto bem testado, não acha?

No ano 1893, (mais de 120 anos atrás), foi criado um produto similar, precursor do shingle atual, já em betume (asfáltico) e sem a superfície de grânulos. Anos mais tarde, adicionaram grânulos para sua proteção contra ventos, sol e aumento de resistência e durabilidade.

Há cerca de 100 anos, em 1926, o Research Institute e o National Bureau of Standards dos EUA testaram 22 tipos de feltros usados dentro das telhas shingle e verificaram que não havia uma diferença substancial em performance entre feltros orgânicos. A fibra de vidro, usada atualmente, foi introduzida em 1960. 

Na década de 1950, foi adicionado o adesivo asfáltico de auto-colagem, que produz colagem com o sol entre as telhas, com objetivo de suportar ventos mais fortes. Na década de 1960, foi visto também que telhas muito finas se danificam com o vento, especialmente em locais de baixas temperaturas, com neve. 

Quando as telhas shingle vieram para o Brasil?

No Brasil, as telhas shingle começaram a ser importadas em meados do ano 2001, quando nós da Casa da Telha® começamos a vendê-las. De lá para cá, diferentes marcas de shingle entraram no Brasil e o mercado cresceu significativamente após o ano 2007 e 2008. Nesta época, a Shingle tornou-se o principal produto da Casa da Telha®, ao ponto de pararmos de vender telhas cerâmica logo depois desta época.

Ficou interessado em um orçamento de telhas shingle?

Fornecemos telhas para todo o Brasil há mais de 20 anos. Clique aqui para falar direto no WhatsApp.

A pré-história das telhas shingle

Século XIX – Telha shingle de madeira com “revestimento” em tecido?

No início de 1800, carpinteiros colocavam um pedaço de tecido no telhado e o revestiam com uma substância pegajosa, geralmente alcatrão de pinho. Isso criou um material de cobertura que você pode considerar como um antecessor das membranas modernas. O objetivo do tecido revestido de alcatrão era servir como cobertura de impermeabilização para o telhado, já que a madeira não é muito impermeável.

Pioneiros do asfalto

Em 1847, dois carpinteiros, nos EUA, Sr Samuel M. Warren e Sr Cyrus M. Warren, começam a substituir o alcatrão de pinho – que era caro -, por alcatrão de carvão. Esses dois pioneiros do asfalto também descobriram que o asfalto de Trinidad Lake pode ser combinado com subprodutos de petróleo.

O asfalto moderno

O aumento da indústria do petróleo propiciou a fabricação de telhados de asfalto e não era necessário mais o uso de alcatrão de carvão. No final de 1850, tornou-se prática comum usar feltros de pano saturados em asfalto de petróleo e depois recobertos com lascas de ardósia.

Leia também: Qual o material da Telha Shingle? E..para quê servem os grânulos na sua superfície?

Composição do kit do telhado shingle

A telha shingle é sempre instalada no kit composto de chapa de compensado como sua base. O compensado mais recomendado é o compensado OSB Home Plus 11,1mm, que tem resistência e durabilidade. Além do compensado, são usados manta subcobertura, perfis, pregos e parafusos próprios. O Kit é composto de 5 a 8 itens, variando conforme o formato do telhado. Isso nossa equipe sempre avalia em cada caso, quando o cliente fornece projeto, fotos ou um desenho simplificado do telhado. O atendimento precisa ser especializado na telha shingle, para que não haja o risco do cliente comprar só metade do KIT e não fazer um excelente negócio.

Por conta disso, a Casa da Telha® se especializou e há 20 anos é referência no segmento de telhas shingle enviando para todo o Brasil o kit completo do telhado shingle.

Fornecemos telhas para todo o Brasil há mais de 20 anos. Clique aqui para falar direto no WhatsApp.

——

Fontes do texto acima:
1) Home Craft INC. A BRIEF HISTORY OF THE ASPHALT SHINGLE
LINK https://www.homecraftinc.com/blog/roofing/a-brief-history-of-the-asphalt-shingle/

2) Central Roofimg – The History of Asphalt Roofing Shingles
https://www.centralroofing.com/the-history-of-asphalt-roofing-shingles/#:~:text=Asphalt%20shingles%20were%20first%20used,11%20million%20were%20being%20produced

Deixe um comentário