As vezes o vocabulário o vocabulário específico para descrever os mais variados tipos e estilos de telhado podem atrapalhar um pouco.
Por isso destacamos aqui, imagens simplificadas para indicar a nomenclatura (nome) de cada tipo de telhado. Isso facilita muito quando você vai conversar sobre o telhado com o mestre de obras, arquitetos, engenheiros e vendedores de telhas.

As duas imagens a esquerda chama-se telhado duas águas. As duas imagens à direita chama-se telhado quatro águas.

Nos três desenhos vemos diferentes ângulos de um telhado chamado de “uma água” ou “meia água“. Ou seja, uma caída de água apenas. Na região sul e sudeste do Brasil chama-se de meia água na maioria das vezes.

Desenho de diferentes formas de se fazer um telhado com Duas Águas. O telhado duas águas, po padrão, seria como a terceira imagem (da direita para esquerda). Contudo, também é comum telhados duas água em que cada água não se encontra perfeitamente ou mesmo apresenta-se de forma invertida, com uma calha no meio delas, como no último desenho à direita.

Telhado com três águas, em diferentes visões.

Telhado com quatro águas tradicional, vista superior, lateral e frontal.

Telhado com várias águas. Normalmente, por se tratar de um telhado com várias águas não se “conta” quantas águas são. Uma forma de descreve é destacar que se trata de um telhado maior com quatro águas contendo água furtada e um telhado de duas águas. Se o seu telhado é assim mais complexo, vale a dica de ter sempre um desenho ou o projeto em mãos, na hora de solicitar um orçamento, pois telhados desse tipo exigem uma série de acessórios específicos.
Fonte das imagens: Site Ebah / postagem Semprini. Se deseja aprender bastante sobre telhados incluindo detalhes técnicos da estrutura, recomendamos a postagem Técnicas de Construção Civil e Construção de Edifícios do Giovani Semprini.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.