História das telhas Shingle: a mais popular do mundo


28 de outubro de 2014
Telhas, Telhas Shingle

Shingle_Sample_14_op_760x565Hoje, cerca de 90% dos telhados norte-americanos utiliza o sistema de telhado Shingle.

Por causa da sua praticidade, facilidade de colocação, segurança e durabilidade consagradas ao longo dos anos, a qualidade do sistema já não deixa dúvidas na maior parte do mundo, especialmente nos EUA.

Este tipo de telhado teve um rápido crescimento ao longo do século XX, desde a sua invenção a partir das populares telhas de madeira até o século XIX. A resistência a climas e temperaturas extremas foi o grande motivo por trás das sua rápida popularização.
Telhas planas feitas em madeira já vinham sendo utilizadas por todo o mundo há centenas de anos. A invenção de moinhos a vapor e a facilitação do uso de serras, ajudou a popularizá-las. Mas a diferença entre as telhas de madeira para as atuais shingles de asfalto é enorme.

 

Os primeiros registros de uso de outros materiais para os modelos de telha datam de 1840, na Nova Inglaterra, quando cobriu-se o telhado Shingles_Ogden_Housecom um tecido ou feltro que mais tarde foi revestido por uma mistura de areia betuminosa, ancestral do asfalto. Este produto popularizou-se e o passo seguinte foi a aplicação de um asfalto saturado que, em seguida, pôde ser acrescido de um material granulado em cima da telha.
Foi a partir de 1903 que a telha Shingle toma a forma mais próxima da que tem hoje passando a se industrializar. Considerado o pai das telhas Shingle, Henry Reynolds, um profissional da indústria e inovações, deu a forma atual e inaugurou o corte individual das telhas, dando impulso para uma produção maior, atraindo o interesse de grupos como a NBFU (National Board of Fire Underwriters). A telha à prova de fogo ganhava de longe em segurança em relação às perigosas telhas de madeira.

 

history_father

A partir da Primeira Guerra Mundial, a produção cresceu e o produto se tornou líder no mercado de materiais de construção residenciais. No entanto, de 1903 até 1930, a produção era ainda algo experimental e os tamanhos variavam. O próximo passo foi o tratamento das pedras que revestiam a telha, o que deu maior regularidade de tamanhos e uniformidade.

A partir da década de 1930, uma imensidão de empresas começaram a produzir Shingles, o que deu origem a uma verdadeira tradição norte-americana. Uma das primeiras empresas foi a Owens Corning, que começou em 1930 e hoje é um nome muito comum na comercialização de Shingle.

 


Telhas shingle no Brasil

O telhado Shingle demorou a chegar no mercado nacional, principalmente devido às altas taxas de importação, o que dificultava a entrada do produto. Atualmente, porém, com a redução cambial, há uma série de empresas importadoras trazendo este tipo de telha a custos bastante acessíveis, o que tem feito com que o produto experimente uma forte popularização em todo o território brasileiro, especialmente nas regiões Sudeste e Sul.

Veja algumas imagens de antigos e novos telhados Shingle nos EUA.

shingle-style-comparison images

Mais informações: http://roofpedia.com/shingle-roofs/


Dúvidas?

Deixe sua pergunta ou comentário!


Trackbacks/Pingbacks

  1.   Telhados resistentes podem baixar custo de seguro nos EUA - Casa da Telha

Deixe uma resposta