Telha térmica com poliuretano é 50% mais eficiente do que EPS



Com as altas temperaturas cresce a procura por telhas térmicas com maior isolamento térmico. Atualmente no mercado, há dois tipos de materiais utilizados para telhas térmicas metálicas: o poliuretano (PU) e o Isopor, conhecido por EPS.

EPS: menor eficiência térmica, durabilidade e maiores riscos

O que poucos sabem é que o EPS ou isopor, na verdade, possui muito pouco isolamento térmico sendo inclusive proibido seu uso em alguns países por força de regulamentações, normas técnicas e fiscalização.

O EPS ou isopor não possui laudo anti-chama. O lado anti-chama visa certificar que o produto se extingue à chama e não atua na propagação do fogo em caso de incêndio. O isopor ainda produz fumaça tóxica nestes casos.
Outra questão é que o isopor ou EPS, quando utilizado em telhas térmicas, é colado na telha e não injetado. Sendo colado há o risco de descolar.  A telha principalmente quando em peças longas é flexível e ao flexionar o isopor pode se descolar da telha o que fragiliza a telha em diversos aspectos.

Sua durabilidade é afetada então pela constituição do material e pela forma como é utilizado nas telhas térmicas sanduiche.

PU: Poliuretano expandido reduz o calor com eficiência,  tem durabilidade e laudo anti-chama.

O poliuretano é o mesmo material utilizado para isolamente de paredes de câmaras frigoríficas. Ou seja, é um material essencialmente isolante térmico. Por isso, no modelo termoroof com 30mm de PU há reduçaõ de 95% do color, por exemplo.

O poliuretano é injetado. Isso evita riscos de descolar por que transforma a telha térmica sanduiche uma peça única composta da camada de aço (aluzinco) e poliuretano.

O poliuretano é o material devidamente certificado para fazer o isolamento térmico de interiores. A telha térmica com poliuretano foi desenvolvida para atender os mais exigentes padrões de qualidade e por isso possui diversos certificados de qualidade em todo o mundo.

PU com retardante a chama , laudo do IPTDados sobre telhas térmicas com poliuretano e com isopor (EPS).

  1. O poliuretano possui retardante a chama atestado por laudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas);
  2. Para gerar o isolamento térmico de 3 centímetros de espessura em poliuretano seriam necessários 9 centímetros de EPS;
  3. Com 3 centímetros de poliuretano o isolamento térmico é de 95%; Já o EPS, mesmo com 5 centímetros, isola apenas 50%;
  4. O poliuretano é injetado nas telhas térmicas metálicas, enquanto o EPS é colado e apenas sobreposto; A ação do calor no metal desprende o isopor da telha no prazo entre 2 a 3 anos e reduz drasticamente a eficiência térmica e acústica;
  5. O isopor (EPS), por ser apenas sobreposto e colado, cria espaços vazios causando proliferação de pragas domésticas como ratos e insetos.

Conclusão sobre análise de telhas térmicas

A conclusão do comparativo entre telha térmica com poliuretano PU e telha térmica com isopor EPS é de que o custo x benefício do poliuretano é maior. O poliuretano tem o custo 20% maior mas tem um isolamento 50% mais eficiente.  Ou seja, há um ganho de 30% na questão custo-benefício.

Alguns profissionais da área com vasta experiência consideram que outros sistemas de telha que não são térmicos quando utilizados com uma manta térmica em alumínio podem produzir o mesmo resultado de uma telha térmica em isopor (EPS). Assim, se o objetivo do projeto é ter uma telha térmica deve-se usar obrigatoriamente em poliuretano.

Mas se o custo da telha térmica com poliuretano não couber no orçamento do projeto ao invés de usar a telha de EPS pode ser mais vantajoso utilizar um tipo de telhado tradicional ou o sistema shingle com o uso de mantas térmicas de isolamento de telhado.

 


Dúvidas?

Deixe sua pergunta ou comentário!


  1. Luís Carlos do Amaral Camara

    Boa noite,

    Vi alguns dos materiais da casa das telhas e me interessei muito, no momento não posso trocar meu telhado, mas para dois ou três anos pretendo fazer, e o estudo de materiais está sendo o foco, a telha com poliuretano e o shingle.
    Tenho uma dúvida, há um material para isolamento térmico para forro, fora a telha com poliuretano???
    Gostaria de saber valores, também das madeiras utilizadas para montar o shingle, vocês tem toda a linha???

    Grande abraço.

    Luís.

    • Marlon

      Olá Luiz, obrigado por interagir.
      Uma opção para isolamento térmico para forro sem ser a telha com poliuretano seria o uso de mantas térmicas. Você encontra mais informações sobre este produto na página do produto e se tiver dúvidas é só nos escrever.

      Para lhe informar valores seria interessante você nos enviar um e-mail informando o endereço (CEP ou a cidade e UF) da entrega e a quantidade em metros quadrados que você irá precisar. Assim lhe enviaremos um orçamento já considerando custos de frete.

      Sobre a estrutura do telhado shingle, vendemos o kit completo do sistema de cobertura shingle exceto a madeira estrutural. Se desejar, clique aqui e envie-nos um e-mail com suas dúvidas, quantidade estimada e CEP de entrega que e lhe respondemos com um orçamento sem compromisso.

      Desde já, obrigado.
      Abraço

Deixe uma resposta