Comparação entre tipos de isolamento para telhas térmicas EPS ou PUR


10 de fevereiro de 2020
Telhas, Telhas térmicas

Quando você busca uma informação sobre telha térmica, seja ela com poliuretano (PU ou PUR), poliisocianurato (PIR) ou EPS (isopor – poliestileno expandido), sempre aparecem dúvidas sobre a capacidade de redução térmica de cada material.

Tecnicamente existem cálculos que mensuram o potencial de bloqueio do calor para cada material e as comparações com materiais que já conhecemos é uma das melhores formas de “visualizar” essas questões. Por isso, compara-se o potencial de bloqueio de calor do Tijolo, Fibrocimento, LDR (lã de rocha), EPS (Isopor) e PUR/PIR (poliuretano/poliisocianurato).

Vemos que o EPS cria uma barreira muito mais eficiente do que o tijolo ou fibrocimento, mas é o PU (Poliuretano) o mais eficaz. O PU tem o dobro da capacidade de bloqueio de calor que tem o EPS. Na hora de comparar, você também pode querer saber sobre o grau de flamabilidade de cada material. Nesse quesito, o PUR também sai na frente.

 

Comparação entre sistemas
Material K (W/m.K) Q (W)
Tijolo

0.6

120

Fibrocimento

0.35

70

LDR

0.044

8,8

EPS

0.042

8,4

PUR/PIR

0.021

4,2

Legenda: Q = fluxo de calor (W). k = condutibilidade térmica (W/mK). ΔT (delta T): Gradiente de temperatura (L) = 10k
e = espessura (mm). A fórmula de cálculo usada seria Q=kxΔT / e. O fluxo de calor (Q) através dos diferentes materiais com a mesma espessura (calculada com 50mm na tabela). A espessura requerida (e) para diferentes  materiais considerando-se o mesmo fluxo de calor (4,2W). Dados do catálogo da Danicazipco.

 

Os dados de outro fabricante, a Isoeste, traz ainad o coeficiente de transmissão de calor calculado para telhas com PUR/PIR em espessuras de 20, 30 e 50mm. Veja abaixo:

tabela-dados-tecnicos-da-isotelha-pu-isotelha-pir-casa-da-telha

 

Gostou? solicite um orçamento ou envie sua dúvida.


Dúvidas?

Deixe sua pergunta ou comentário!


Deixe uma resposta